Estatística Aplicada para Serviços e Processos Produtivos

Nunca se teve tantos dados disponíveis para análise como temos atualmente. Entretanto, a capacidade de análise não acompanhou a evolução tecnológica. Este curso tem a finalidade de diminuir a lacuna das análises estatística de forma clara e simples.

Data de Lançamento: 16/11/2021
Nível do Curso: Intermediário

Descrição do Curso Estatística Aplicada para Serviços e Processos Produtivos

A estatística é uma ciência destinada a análise de dados e suporte ao processo de tomada de decisões. Neste curso, o aluno terá acesso a dados reais de processos produtivos e serviços de maneira moderna e rápida. Para isto, utiliza-se o Pacote Estatístico Minitab 20 que permite fazer análises estatísticas avançadas de forma objetiva e com interfaces super amigáveis. O objetivo foca em desenvolver habilidades e competências analíticas alinhadas ao novo perfil do profissional do Século XXI. O curso conta com uma série de exercícios e tutoriais disponíveis em vídeo para melhor suporte ao aluno. Além disso, conta com um plantão de tira dúvidas online 24 horas por dia. 


Idioma do conteúdo do curso

Português

Módulos e Lições do Curso

Plantão Tira Dúvidas Online
Slides
Slides - Seção 1
Vídeoaulas
00:11:45
1 Apresentação da Ementa

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00:14:03
2 Objetivos da Seção
00:18:29
3 O Perfil do Profissional de Ciências de Dados

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00:25:43
4 Inteligência Artificial
00:11:57
5 Big Data e Ciência de Dados
00:08:35
6 Evolução das Empresas de Tecnologias
00:10:30
7 Business Analytics
00:15:27
8 Por Que Investir em Ciências de Dados
00:07:05
10 Aplicações com Machine Learning
00:10:35
11 People Analytics – Gestão de Pessoas do Século XXI
00:08:53
12 Como Iniciar as Primeiras Análises em Data Science
00:08:13
13 Competições em Data Science
00:06:42
14 Ciclo de Vida de Projetos em Data Science
00:33:28
15 Estudo de Caso: Redução de Não Conformidade em Produtos de Mineração

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16 Modelo Mental iCubed - I³
Slides Seção 2
Slides - Seção 2
Vídeoaulas
00:07:11
1 Apresentação da Ementa

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00:05:23
2 Objetivos da Seção
00:09:31
3 Caracterização dos Dados
00:08:09
4 Posicionamento dos Dados
00:09:58
5 Classificação dos Dados
00:06:52
6 Estudo de Caso: Classificação dos Dados
00:07:24
7 Introdução à Estatística Descritiva
00:07:24
8 Média
00:06:44
9 Mediana
00:07:23
10 Desvio Padrão
00:09:39
11 Assimetria

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00:12:59
12 Curtose

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00:12:26
13 Erro Padrão da Média
00:08:50
14 Quartis e Percentis
00:05:42
15 Coeficiente de Variação

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00:03:50
16 Pontos de Máximos e Mínimos
00:04:55
17 Amplitude
Slides - Seção 3
Slides - Seção 3
Vídeoaulas - Seção 3
00:05:21
1 Apresentação da Ementa

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00:04:44
2 Objetivos da Seção
00:07:16
3 Gráfico Sequencial
00:07:34
4 Box Plot
00:10:23
5 Histograma
00:05:30
6 Gráfico de Barras
00:07:39
7 Gráfico de Dispersão
00:04:49
8 Gráfico de Dispersão Marginal
00:04:34
9 Gráfico de Setores ou Pizza
00:03:58
10 Gráfico de Valores Individuais
00:03:55
11 Gráfico de Pontos
00:07:34
12 Gráfico de Pareto
00:04:35
13 Diagrama de Árvore
00:05:47
14 Gráfico de Calor
00:07:48
15 Gráfico de Variabilidade

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00:10:15
16 Gráfico de Bolhas
00:08:44
17 Gráfico de Contorno
00:07:53
18 Matriz de Dispersão
1 Apresentação da Ementa
2 Objetivos da Seção
3 Objetivos dos Algoritmos de Machine Learning
4 Estrutura de Dados para Machine Learning
5 Base Matemática e Estatística dos Algoritmos
7 Métricas de Desempenho dos Algoritmos
8 Underfitting e Overfitting dos Algoritmos
9 Algoritmo de Árvore de Decisão
10 Árvore de Decisão: Tipo de Problemas
11 Árvore de Decisão: Análise das Variáveis do Modelo
12 Árvore de Decisão: Entropia
13 Árvore de Decisão: Função Ganho
14 Árvore de Decisão: Interpretação da Árvore de Decisão
15 Árvore de Decisão: Matriz de Confusão
16 Árvore de Decisão: Curva ROC
17 Árvore de Decisão: Análise Preditiva do Modelo
Slides
Seção 4 Algoritmos de Machine Learning
Vídeoaulas
00:06:09
1 Apresentação da Ementa

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00:05:55
2 Objetivos da Seção
00:10:48
3 Objetivos dos Algoritmos de Machine Learning
00:11:26
4 Estrutura de Dados para Machine Learning
00:12:54
5 Base Matemática e Estatística dos Algoritmos
00:18:03
6 Estudo de Caso DataWarehouse em Healthcare
00:18:03
6 Estudo de Caso: DataWarehouse em Healthcare
00:07:25
7 Algoritmo de Árvore de Decisão
00:08:43
8 Interpretação da Árvore de Decisão
00:12:38
9 Entropia e Ganho de Energia do Algoritmo Árvore de Decisão
00:11:49
10 Validação Cruzada e Teste do Modelo
00:06:09
11 Underfitting e Overfitting dos Algoritmos
00:20:11
12 Métricas de Desempenho dos Algoritmos: Matriz de Confusão
00:18:34
13 Curva ROC (Receiving Operating Characteristics)
00:10:16
14 Área AUC (Area Under the Curve)
00:33:28
15 Árvore de Decisão: Variáveis do Modelo
00:21:20
16 Árvore de Decisão: Construção do Modelo
00:24:19
17 Árvore de Decisão: Interpretação dos Resultados
Banco de Dados para os Exercícios
Software Minitab Versão 20
Slides
1 Gráfico de linha ou sequencial simples
2 Estatística Descritiva – sem grupos
3 Adicionando Linhas de Referências
4 Gráfico de Valores Individuais simples
5 Histograma simples
Vídeotutoriais
00:05:46
2 Estatística Descritiva – sem grupos
00:03:27
3 Adicionando Linhas de Referências
00:04:00
4 Gráfico de Valores Individuais simples
00:06:16
5 Histograma simples
6 Gráfico de barras simples
7 Gráfico de setores ou pizza simples
8 Gráfico de Pontos simples
9 Sumário Gráfico
10 Gráfico de Pareto Simples Dados Categóricos
11 Empilhamento de Colunas
12 Visualização Gráfica do Erro Padrão da Média
14 Gráfico Box Plot Simples
15 Simulando Números Aleatórios
21 Gráfico de Pizza Duplo RH
22 Gráfico de Barra Duplo Estratificado
23 Gráfico de Calor
24 Gráfico de Variabilidade
55 Gráfico de Bolhas
56 Gráfico de Bolhas Múltiplo

Professor Luiz Gustavo

Atualmente é Consultor Sênior em Excelência Operacional e Confiabilidade de Sistemas. Professor do MBA do IESAE e da UNIUBE em Engenharia de Manutenção. Experiências na Coordenação e Mentoring em mais de 400 Projetos ligados à Excelência Operacional e Confiabilidade de Sistemas. Trabalhos realizados em empresas como CEMIG, Energisa, Comau, Eldorado Brasil, Suzano, ArcelorMittal, Aperam, VALE, Anglo American, SAMARCO, Kinross, Vanádio de Maracás, Mineração Taboca, Yamana Gold, Mosaic, FIAT, IVECO, FIAT Chrysler Powertrain. Na área corporativa, foi gerente de manutenção e gestor de contratos nos segmentos de metalurgia, mineração e ferrovia. Antes de atuar como gestor, implantou Programas Corporativos como TPM, WCM, Lean Seis Sigma e Sistemas de Gestão da Qualidade baseados no conjunto de Normas ISO em organizações dos segmentos automotivos e de fabricação de equipamentos de grande porte. Possui certificação de Yellow, Green, Black e Master Black Belt pela SETA Desenvolvimento Gerencial e é o fundador da Class Desenvolvimento Humano onde atua como Consultor Sênior, Mentor de Alunos e Professor de Cursos.

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Controle Estatístico do Processo - do Básico ao Avançado Workshop: Lean Simulation e o Projeto de Fábrica

Tire suas dúvidas sobre o curso Estatística Aplicada para Serviços e Processos Produtivos

Independentemente se o ensino é online ou presencial, nossa capacidade de retenção do conhecimento é inversamente proporcional ao tempo de exposição a um conteúdo, ou seja, após algumas horas de aulas, nosso aprendizado é mínimo. Este fenômeno ficou conhecido como Teoria de Ebbinghaus em homenagem ao alemão Hermann Ebbinghaus. Seus estudos ficaram conhecidos no Século XIX, mas foram sendo comprovados pela neurociência ao longos dos anos. Sendo assim, a indicação é que se estude um pouco por dia mas de forma contínua, ou seja, sem espaçamentos muito grandes entre os dias. Por isto, no Portal Class, nossas aulas tendem a serem curtas entre 5 à 10 min. Porém este tempo se dá em função da complexidade dos assuntos. Outro ponto é repetir várias vezes o mesmo conteúdo, ou seja, principalmente nos conteúdos mais complexos, a repetição trará um entendimento melhor. Sendo assim, o ensino gravado online tem muitas vantagens sobre o presencial ao vivo.
Não. Pelo Yellow Belt assim como recomenda a ASQ. A ementa abordada no Yellow Belt é tão importante quanto a ementa abordada no Green Belt e Black Belt. O importante é que ao final da formação, o Belt tenha habilidades e competências compatíveis com os problemas que pode resolver. Algumas empresas erroneamente começam pelo Green Belt por restrições orçamentárias e dificuldade de disponibilizarem as equipes para treinamento.
São encontros direcionados a resolução de problemas com temas identificados pelo próprio aluno. Outro ponto é que elas são previamente agendadas de acordo com a disponibilidade de agendas tendo horários flexíveis. Elas são realizadas de forma virtual e durante os encontros, podem ser utilizadas ferramentas que auxiliam na maximização do aprendizado.
É a sigla de American Society for Quality. É uma das mais renomadas instituições de Excelência Operacional do mundo que promove temas relacionados `à qualidade. Com sede nos EUA e com representações em todo o mundo, é uma sólida instituição com mais de 70 anos de existência e possui mais de 100.000 sócios que ajudaram a desenvolver seus materiais didáticos. Promove publicações relacionadas a várias áreas do conhecimento e certificações individuais. No site você encontra informações completas sobre suas certificações, assim como suas publicações. Também possui uma plataforma de cursos relacionados a suas áreas de conhecimento. Os site possui tradução para vários idiomas. Acesse: asq.org e tenha acesso as mais exigentes e completas certificações do mundo.
Não. A Class Desenvolvimento Humano acredita que os livros são as maiores fontes de informações para formar especialistas em qualquer área do conhecimento. Porém, para alunos que não tem como foco ser especialista em determinada área, os materiais dos cursos já são suficientemente aprofundados para dar uma boa base conceitual.
Não. Pelo contrário, as mentorias foram criadas para fazer o acompanhamento individual dos alunos de modo a maximizar o seu aprendizado. A Class Desenvolvimento Humano utiliza recursos de aprendizagens ativas como a abordagem por problemas ou projetos (ABP) para estimular seus alunos. Algumas empresas com maior infraestrutura de gestão de pessoas, já possuem algum tipo de mentoria feita por profissionais que trabalham ligados às áreas de melhoria contínuas ou excelências operacionais. A mentoria é mais indicada para profissionais que não tem este tipo de suporte ou estão se dedicando a temas específicos como certificações internacionais ou já tem problemas específicos para resolver e não encontram o caminho.
Todos os Cursos do Portal Class, possui uma estrutura de suporte ao aluno 24 horas online. O período de resposta é em até 3 dias úteis. Pode ser utilizado o próprio Chat do Curso, além de um formulário específico para cada curso. Algumas dúvidas em comum pode virar vídeos tutoriais, podcasts, temas de lives ou encontros ao vivo, blogs completos, dentre outros recursos educacionais que a Class utiliza. Assim, as dúvidas dos alunos para a Class Desenvolvimento Humano, é um ativo e um grande motivo de melhorar continuamente.
Não. O Lean Six Sigma pode ser entendido como uma metodologia de análise e solução de problemas. Assim não possui aplicações específicas. Os exercícios e estudos casos, trazem exemplos de segmentos como industriais, serviços, comércios e saúde. Caso o aluno deseje maior direcionamento do seu curso para uma determinada área, é sugerido que utilize o serviço de mentoria. Nos links do Portal Class possui todas as informações de como funciona as mentorias assim como um número de Whatsapp para mais informações.
Não. A recomendação é que se tenha pelo menos um tipo de Pacote Estatístico. Existem vários disponíveis no mercado e grande parte livres (grátis). Todos eles terão vantagens e desvantagens e interfaces mais ou menos amigáveis. Os cursos foram elaborados para trabalharem com conceitos e aplicações, e não ensinar a operar pacotes estatísticos específicos. No Canal do Youtube LGOficial, possui vários tutoriais de diferentes pacotes e podem ser visualizados de forma gratuita.
Cada curso tem sua carga horária pré-definida em função da quantidade de conteúdos assim como a complexidade dos conteúdos. É importante que no modelo de cursos online ou híbrido, seja valorizada a carga horária do aluno de modo off-line, ou seja, o tempo de dedicação fazendo tutoriais e exercícios também é reconhecido. A carga horária também pode mudar ao longo do tempo na medida em que o mercado vai exigindo novas competências. Foi o caso da revisão da ASQ em 2022 que adicionou métodos ágeis a formação dos Belts.
Sim. O curso foi elaborado para estar sempre disponível no Portal Class. A única diferença é que o aluno terá que ajustar o seu cronograma de estudos a partir da data de matrícula no curso. Não é recomendado fazer em menos de 4 meses porque o cérebro não está apto a receber tanta informação em tão pouco tempo.
Sim. O processo de Mentoria de Projetos Lean Six Sigma não está vinculado a empresas ou outras instituições. Mas sim as habilidades e competências de trazer resultados tangíveis organizacionais através do DMAIC. Caso o Belt faça as mentorias com a Class Desenvolvimento Humano terá seu certificado caso cumpra estes requisitos do Projeto.

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